top of page

NOSSA HISTÓRIA

HISTÓRIA DE MONTE VERDE - A SUÍÇA MINEIRA

OS PIONEIROS

 

Os pioneiros de Monte Verde são Verner Grinberg (falecido em 13/08/2006 aos seus 96 anos de idade) e sua esposa (também falecida) dona Emília.

O sobrenome da família deu o nome à cidade: “grin”, verde, e “berg”, monte.

A família Grinberg chegou ao Brasil em 1913, junto a outros tantos imigrantes da Letônia e foi morar em 1921 na então recém-fundada Colônia Varpa, próxima à cidade de Paraguaçu Paulista e formada por seus patrícios letões.

Lá, ao se casar com dona Emília Leismeir, resolve passar sua lua de mel em Campos do Jordão, região parecida com a sua terra natal; o jovem casal se empolga com o clima de montanha e com as paisagens da Serra da Mantiqueira.

Em 1936, ouviu falar dos Campos do Jaguari, município de Camanducaia hoje Monte Verde, lugar de clima e paisagens semelhantes a Campos do Jordão. Imbuído de espírito empreendedor, sobe até o pé da Serra da Mantiqueira em lombo de burro, abrindo picada no meio do mato.

Em 1938, ali adquire terras e inicia a formação de uma fazenda. Com o passar do tempo, muitos de seus amigos e conhecidos começaram a sentir atração pelo lugar.

E aos amigos e parentes, geralmente europeus e adeptos de sua religião, a batista, cedia terreno para que construíssem casas e viessem morar na fazenda. Hoje a famosa cidade Monte Verde.

Máquina a vapor movia o gerador que produzia eletricidade para a vila

CURIOSIDADES

Antes de 1969 o sistema de gerar energia elétrica para a Vila Monte Verde era através de motor à vapor, o mesmo de locomotiva. Este motor se encontra na cidade para apreciação e fotos.

À partir de 20 de julho de 1969 foi entregue ao povo desta localidade de Vila Monte Verde, município de Camanducaia, o novo sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica, projetado e construido pelo DAE, sendo governado pelo Estado o Excelentíssimo Sr. Dr. Israel Pinheiro da Silva diretor do DAE e o Excelentíssimo Sr. Dr. Lucio Flávio Cardoso Orsini e Prefeito Municipal o Excelentíssimo Sr. Gentil Farias Dias.

Até o final dos anos 80, Monte Verde ainda permanecia um destino para poucos: percorrer os 37 quilômetros de estrada de terra até a vila era um desafio que só os mais românticos e aventureiros aceitavam encarar. Era um tempo em que os frequentadores eram quase sempre os mesmos e todos os veículos possuíam o adesivo da loja Alpina, que se tornou como que um símbolo local. 

A vila foi ficando cada vez mais famosa: tema de reportagens em revistas e jornais, Monte Verde era frequentemente comparada aos Alpes e exaltada pelas belezas naturais e pela tranquilidade que o local proporcionava. 

Na década de 90, o aquecimento do turismo levou a um crescimento inevitável: hoje o acesso é fácil e a vila conta com uma ampla infraestrutura turística. Mas Monte Verde continua sendo um refúgio para quem busca a tranquilidade, a beleza natural e o clima romântico das montanhas.

PASSEIOS

ATRAÇÕES

bottom of page